
Autor: Hugo Baraúna
Idioma: Português
Páginas: 263
Ano: 2012
ISBN: 978-85-66250-34-3
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Conteúdo
Todo o desenvolvedor Ruby precisa saber testar suas aplicações. Ruby é, sem dúvida, uma das linguagens mais produtivas que existem e, quando aliada ao poderoso framework Rails, nos permite criar aplicações complexas de forma muito rápida. Porém, é preciso garantir que essas aplicações continuem de fácil manutenção com o passar do tempo e que tenhamos um código de qualidade. Por isso, é primordial que qualquer rubista saiba testar suas aplicações.
O Cucumber e o RSpec fornecem ao desenvolvedor as ferramentas necessárias para criar uma aplicação robusta e bem testada, onde você pode seguir tanto o TDD como o BDD. Neste livro, Hugo Baraúna, experiente desenvolvedor Ruby, ensina como você pode criar suas aplicações Ruby de forma testável e sem complicações.
Sumário
1 Visão geral sobre TDD
1.1 TDD e sua história
1.2 E por qual motivo eu deveria usar TDD?
2 Primeiros passos com RSpec e Cucumber
2.1 Olá RSpec
2.2 Olá Cucumber
2.3 O que é BDD?
3 Introdução ao básico do RSpec
3.1 Aprendendo a estrutura básica de um teste com RSpec
3.2 Porquê existem tantos matchers no RSpec
3.3 Conhecendo os RSpec built-in matchers
3.4 Matchers relacionados a truthy e falsy
3.5 Os matchers de equidade
3.6 Matchers relacionados a arrays
3.7 Custom matchers
3.8 Entendendo o protocolo interno de matcher do RSpec
3.9 Pontos-chave deste capítulo
4 Organização, refatoração e reuso de testes com o RSpec
4.1 Reduzindo duplicação com hooks do RSpec
4.2 DRY versus clareza nos testes
4.3 Afer hook
4.4 Around hook
4.5 Organizando seus testes
4.6 Reuso de testes
4.7 Pontos-chave deste capítulo
5 TDD na prática, começando um projeto com TDD
5.1 Defnindo o escopo da nossa aplicação: Jogo da Forca
5.2 Especifcando uma funcionalidade com Cucumber
5.3 Usando RSpec no nosso primeiro teste
5.4 Usando Aruba para testar uma aplicação CLI
5.5 Pontos-chave deste capítulo
6 Começando o segundo cenário
6.1 Defnindo o segundo cenário
6.2 Reduza duplicação através de support code
6.3 Implementando o fluxo do jogo no binário
6.4 Modifcando nosso cenário para receber o feedback correto
6.5 Usando subject e let do RSpec para evitar duplicação nos testes
6.6 Refatorando o código para poder implementar o segundo cenário
6.7 Extraindo uma classe através de refatoração
6.8 Possibilitando ao jogador terminar o jogo no meio
6.9 Pontos-chave deste capítulo
7 Finalizando a primeira funcionalidade
7.1 Continuando o segundo cenário
7.2 Deixando o segundo cenário no verde
7.3 Finalizando a primeira funcionalidade
7.4 Pontos-chave deste capítulo
8 Refatorando nosso código
8.1 Identifcado os pontos a serem refatorados
8.2 Extraindo uma classe de um método privado
8.3 Distribuindo responsabilidades para outras classes
8.4 Pontos-chave deste capítulo
9 Especifcando a segunda funcionalidade
9.1 Documentando especifcação e critério de aceite com Cucumber
9.2 Defnindo o teste de aceitação do primeiro cenário
9.3 Melhore a testabilidade do seu sofware
9.4 Pontos-chave deste capítulo
10 Finalizando a segunda funcionalidade
10.1 Refatorando nosso jogo para ter uma máquina de estados
10.2 Refatorando o fluxo do jogo para usar a máquina de estados
10.3 Organizando seus testes otimizando para leitura
10.4 Interface discovery utilizando test doubles
10.5 Finalizando a funcionalidade Adivinhar letra
10.6 Pontos-chave deste capítulo
11 Finalizando nosso jogo
11.1 Especifcando o fm do jogo
11.2 Jogador vence o jogo
11.3 Jogador perde o jogo
11.4 Próximos passos
Bibliografa
Versão: 16.2.23