
Autor: Rodrigo Dantas
Idioma: Português
Páginas: 154
Ano: 2016
ISBN: 978-85-5519-186-2
Entrega: Quando o pagamento for confirmado o ebook será enviado rapidamente por e-mail.
Conteúdo
A forma de consumir produtos e serviços está mudando. Alguns mercados já se transformaram completamente. Novas empresas nasceram, e outras morreram sem entender o motivo. O consumidor também já acordou. É hora de consumir somente o necessário.
A tecnologia amparada pelo consumo consciente e pela economia colaborativa criou empresas que não têm uma década e já fazem mais receita do que empresas centenárias. É a transformação das economias tradicionais para a economia do acesso.
Streaming de vídeo, softwares, bitcoins, crowfunding, fintechs e startups de todos os tipos estão quebrando a hegemonia de grandes empresas através do componente mais flamejante do empreendedorismo: inovação.
“Que sociedade é esta em que aquele ‘possuir’, que conheci durante 50 anos, passa a perder o sentido? Ter o CD na prateleira não vale mais nada, aliás, só custa. O que interessa é ter acesso à música que quero ouvir. O que vale é o acesso ao benefício, não a posse do produto” - Luciano Pires.
A Economia do Acesso é um ensaio de como as pessoas e empresas de tecnologia transformam a forma de consumo, seja de produtos ou de serviços.
Além disso, é um bom manual para discutir como as novas gerações vão mudar o mundo através da sustentabilidade e do benefício real de cada consumo.
Sumário
1 Eureka
2 Três momentos da vida para você empreender
3 A fábula das startups
3.1 Metade das empresas morre em menos de 4 anos
3.2 90% das startups vão para o vinagre
3.3 Maiores naufrágios por indústria
3.4 Na maioria das vezes, quem ganha dinheiro é aquela startup “feia”
4 A economia de acesso
4.1 Da propriedade para o acesso
4.2 “Startups matam”
4.3 O pequeno manifesto da economia da recorrência
4.4 O fim da Blockbuster
4.5 A Netflix anuncia o excremento para indústria com foco na propriedade
4.6 Software como serviço (SaaS)
4.7 A revolução do software através do modelo SaaS
4.8 Do Napster para o Spotify
5 Fintech – o novo banco
5.1 Por que as fintechs serão compradas pelos bancos?
5.2 A (des)construção do mercado bancário pelas fintechs
5.3 Imitando a indústria fonográfica
5.4 Desintermediação bancária: o primeiro sinal
5.5 Exemplos “sutis” de que o Brasil já está prontinho para quebrar bancos burocráticos
6 Furadeiras, smokings e cheques pré-datados
6.1 Membership economy: a economia de membros
6.2 Sharing economy: a economia do compartilhamento
6.3 Subscription economy: a economia da recorrência
7 Manual prático para criar negócios que faturam sempre
7.1 A criação de comunidades
7.2 Crie negócios com apelos de resolução para problemas graves
7.3 Garanta o sucesso (e a felicidade) do seu cliente
7.4 Garanta uma tecnologia proprietária
8 Você não é o futuro: uma conclusão
9 Referências bibliográficas