Autor: Phil Calçado
Idioma: Português
Páginas: 150
Ano: 2016
ISBN: 978-85-5519-222-7
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Conteúdo
As calorosas discussões no GUJ suscitaram em Phil Calçado o interesse em escrever regularmente sobre as dúvidas mais frequentes daquele fórum, contribuindo para a comunidade da computação e para o meio acadêmico. Seus artigos ganharam destaque em palestras e são frequentemente utilizados como referências na literatura e em pesquisas da área.
Neste livro, a Casa do Código reúne os artigos mais importantes de Phil Calçado, que são leitura obrigatória até hoje para qualquer desenvolvedor de software de respeito, junto com a tradução inédita para o português de publicações mais recentes do autor. Você vai colher opiniões e vários insights sobre design de software, integração de sistemas, Orientação a Objetos, Domain-Driven Design, microsserviços e muito mais.
Sumário
1 Introdução
2 Contratos nulos
2.1 Invariantes
2.2 Pré e pós-condições
2.3 Subclasses e contratos
2.4 Contratos quebrados
2.5 Documentando
2.6 Isso é trabalhoso demais!
3 Evitando VOs e BOs
3.1 Origens
3.2 Quando tudo já está ruim...
3.3 Transfer Objects/Value Objects
3.4 VOs e BOs: Modelo de Objetos Anêmico
3.5 Conclusão
4 MVC e camadas
4.1 Camadas: separação entre componentes
4.2 MVC: interação entre componentes
4.3 Conclusão
5 Guia de guerra para freelancers
5.1 Histórico
5.2 Organização do ambiente
5.3 Metodologia de trabalho
5.4 Seja compromissado
5.5 Conheça seu cliente
5.6 Seja ágil
5.7 Tenha um advogado
5.8 Contratos abertos
5.9 Conclusão e história triste
6 Fantoches
6.1 Mas estruturar não era legal?
6.2 Modelando o mundo
6.3 Implementações procedurais
6.4 Bad smell: forças ocultas
6.5 Anatomia de um sistema OO
6.6 Entre flexibilidade e produtividade
6.7 Conclusão
7 Arquitetura é sobre pessoas
8 Deixe para lá o DDD
8.1 Parece ser extremamente difícil para as pessoas entenderem DDD
8.2 As pessoas não precisam entender Domain-Driven Design para se beneficiarem com isso
9 Arquitetura Ágil: 4 estratégias comuns
9.1 Iteração zero
9.2 Histórias técnicas
9.3 Spike
9.4 Linha de montagem
10 Como criar um repositório
10.1 Nomeação
10.2 Evite uma explosão de métodos
10.3 Somente um tipo
10.4 Não apenas persistência
11 A unidade do teste de unidade é a unidade da manutenibilidade
12 Data Transfer Objects internos
12.1 Uma rápida introdução a DTO
12.2 “Porque MVC precisa disso”
12.3 Usando DTO para proibir chamadas a métodos perigosos
12.4 Baixo acoplamento
12.5 Conclusão
13 Como nós acabamos tendo microsserviços
13.1 O próximo projeto
13.2 Processo de hacking?
13.3 Da nave mãe para o legado
13.4 A complexidade irredutível do monolito
13.5 Referência obrigatória à Lei de Conway
13.6 O futuro
14 Pedindo aos candidatos para codar
15 Conclusão

